6 aplicativos para digitalizar documentos com qualidade

Nem todo mundo tem um scanner por perto para digitalizar aquele documento para enviar por email para algum compromisso seja ele financeiro ou nao.

Às vezes você precisa enviar uma foto em boa qualidade de uma certidão sua para alguém, mas não tem scanner. E aí, fica preocupado porque vai ter de achar alguém ou algum lugar que tenha uma máquina digitalizadora para resolver isso? A seguir mostramos 6 dicas de apps para voce descomplicar

Office Lens

Este aplicativo da Microsoft, que surgiu primeiramente para Windows Phone, usa a câmera do seu celular aliada a uma tecnologia para transformar fotos de documentos, cartões de visita e até de quadros brancos em imagens escaneadas, com bastante contraste, boa iluminação, sem deformações por causa da câmera e ainda consegue deixá-las nos formatos

Os arquivos digitais ficarão salvos automaticamente no seu celular, no Onedrive, para que você consiga acessar os documentos por qualquer dispositivo. Nossos documentos estão todos em formato pdf na minha conta do Onedrive, ou seja, temos uma cópia digital que nunca será perdida.

Baixe o Office Lens para Android e iOS.

Evernote

Por incrível que pareça, o popular aplicativo para fazer anotações é também o melhor aplicativo para digitalizar documentos. Ao clicar no símbolo de (+) e depois no ícone de câmera, ele já ativa o flash do seu celular e pede para você alinhar a folha. Ele enquadra o conteúdo automaticamente (nem dá para cortar manualmente) e nem dá a opção de filtros.

Ainda assim, o trabalho do Evernote se saiu impecável em nossos testes: todos os documentos ficaram bem legíveis, sem alguma falha e com o corte perfeito.

A má notícia é que o aplicativo não tem OCR – e a falta de configurações adicionais pode ser um ponto negativo quando o aplicativo não reconhecer perfeitamente um documento.

Baixe o Evernote para Android e iOS.

Adobe Scan

O aplicativo da Adobe tenta cortar o documento automaticamente, mas não se sai muito bem: acabei usando a opção manual para selecionar as bordas das folhas. Ele tem outras opções de edição, como girar o documento e mudar as cores (colorido, tons de cinza ou quadro branco).

O forte dele é o reconhecimento de texto (OCR), mas não pude testar com precisão: você precisa ter assinatura do Acrobat DC para editar o PDF, inserir assinaturas, etc. Sem pagar, o máximo que você consegue fazer é buscar alguma palavra no seu documento – nos meus testes, funcionou bem.

Baixe o Adobe Scan para Android e iOS.

CamScanner

Um dos apps mais populares da categoria, o CamScanner tem modos para escanear cartões de visita, uma única folha ou em lote (mais de uma, útil para livros). Ele faz o corte do documento automaticamente, mas você pode editar antes de seguir para o próximo passo.

Na hora de editar, ele tem alguns filtros interessantes (apliquei o Aprimoramento) em vários. Também há uma versão paga, que envia os documentos para a nuvem e oferece reconhecimento de texto (OCR). Na versão gratuita, o OCR está disponível apenas em modo leitura. Se você pagar, consegue editar e converter para arquivos de texto.

Baixe o CamScanner para Android e iOS.

Genius Scan

Outra ótima opção é o Genius Scan. O forte do aplicativo é que ele faz o corte automático do documento – e funcionou bem, mas o do Evernote ainda é melhor. Esses filtros de aprimoramento que ele oferece são bons, mas não fizeram muita diferença nos meus testes – usei o preto e branco para todos.

Você também pode digitalizar várias páginas do seu documento sem precisar pagar. O diferencial do Genius Scan é o recurso de assinar o documento. Sim! Dá para escanear uma folha importante e assinar digitalmente com o app. Legal, né?

Baixe o Genius Scan para Android e iOS.

Dropbox

Sim, a ferramenta nativa do famoso serviço de armazenamento em nuvem é boa! No Dropbox, você pode ir em Adicionar (+) e depois em Digitalizar documento para escanear as folhas. Ele reconhece os documentos automaticamente, mas dá para você arrumar depois.

Ele não tem muitos filtros – só as opções P&B, Quadro branco e Original – mas a preto e branco funcionou bem comigo. O controlador de contraste também é uma ótima adição para ajustar a visibilidade do documento.

Baixe o Dropbox para Android e iOS.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*